A direção do Hospital da Zona Norte, em Londrina, negou falta de cobertores para pacientes internados na unidade, após denúncia de telespectadores da TV Tarobá. Conforme as reclamações, o hospital teria ligado para os familiares e pedido que levassem cobertas para os pacientes, na noite deste domingo (12).
O diretor Reilly Lopes informou que o hospital fez o contato com as famílias, mas não porque não havia cobertores e sim por causa do frio intenso que a cidade registrava. "Não houve desabastecimento em nenhum momento. Neste momento a gente está com 75% de unidades acima do que a gente precisa. Essa foi a noite mais fria do ano e a nossa preocupação foi de autorizar as famílias a trazer seus cobertores de casa para poder dar um reforço. Foi realmente um cuidado com o paciente”, disse Lopes.
Conforme Lopes, a entrada de itens pessoais normalmente não é permitida no hospital, com o objetivo de evitar possíveis infecções a partir de acessórios contaminados. No entanto, as baixas temperaturas fizeram com que a unidade abrisse uma exceção. "A entrega é feita no horário de visita. O visitante pode entrar com esse cobertor e levar diretamente para o paciente", declarou o diretor.
A direção ressaltou ainda que o paciente, cuja família não pôde levar a manta, não passou frio. "Todos os pacientes tiveram cobertores nessa noite. Somente aqueles que quiseram, trouxeram de casa. Quem não quis trazer, o paciente usou dos nossos. Temos um contrato bastante sólido com a empresa terceirizada. Não processamos mais nada aqui no hospital. Todos os dias chega uma carreta, leva todo o material sujo e devolve o material limpo”, salientou Lopes.