Ciência e saúde

Hospital da Zona Norte retoma cirurgias eletivas nesta segunda-feira

12 jul 2021 às 20:35

Com a diminuição de casos graves da doença e a redução na fila de pacientes à espera por leitos, a decisão da Secretaria Estadual de Saúde em autorizar a retomada da cirurgias eletivas, suspensas desde o início da pandemia, em abril do ano passado, volta a beneficiar os londrinenses e moradores da região. O primeiro procedimento cirúrgico foi realizado na manhã desta segunda-feira (12) no Hospital da Zona Norte, em que um morador de Florestópolis operou o joelho.

“Devagar e gradativa. Conforme a gente ver que vai se mantendo a redução de pacientes com Covid-19, a gente vai ampliando a oferta de cirurgias. Se aumentar o número de pacientes com Covid, a gente desacelera as cirurgias”, explica o diretor do Hospital da Zona Norte, Reilly Lopes.

Somente em Londrina e região, cerca de 1.500 pessoas aguardam agendamento das cirurgias eletivas em diversas especialidades. O Zona Norte é referência em cirurgias ortopédicas de média complexidade das 21 cidades da 17ª regional de saúde.

“Todas as cirurgias registradas da ortopedia, mais cirurgia vascular e geral. Nesse momento retornamos com ortopedia, que a gente entendeu que tem maior necessidade na rede, mas vamos retornando com as outras especialidades”, diz Lopes.

O hospital da Zona Norte conta com 20 leitos para pacientes cirúrgicos sem Covid-19. A orientação para quem está na fila é esperar os profissionais de saúde entrarem em contato. “A gente já está ligando para esses pacientes. Por ter ficado mais de um ano esperando, alguns precisam refazer exames. Já estamos preparados e vamos chamando as pessoas. Conforme vamos dando vazão, a gente chama os demais”, afirma Lopes.