Ciência e saúde

Hospital do Câncer de Londrina compra medicamentos e retoma cirurgias

05 abr 2021 às 15:30

O Hospital do Câncer de Londrina retomou as cirurgias após quase duas semanas de suspensão por conta da Covid-19. Segundo o diretor geral da unidade, Edmilson Garcia, os procedimentos estão garantidos pelos próximos 15 dias após uma compra de medicamentos.

“Estávamos pensando como comunicar a comunidade que nós teríamos que prorrogar a suspensão dos atendimentos. Através de buscas conseguimos achar uma medicação no Rio de Janeiro que poderia dar vasão a esses atendimentos, o valor muito mais caro que a gente paga no mercado, mas com ajuda de empresários e comunidade conseguimos comprar esse lote de medicamentos”, explicou.

Com a medida, o hospital deixou de realizar 240 cirurgias, uma média de 32 por dia. Apenas as de urgência e emergência foram mantidas. A unidade, que recebe pacientes de 166 cidades do Paraná, quase enfrentou a falta de insumos para os procedimentos, principalmente relaxantes musculares. A suspensão também foi adotada para evitar um surto de coronavírus, já que 12 pacientes testaram positivo. Não havia mais espaço para realocar os infectados.

Por dia, 800 pessoas são atendidas no ambulatório, serviço que só deve voltar na semana que vem. Quimioterapia e radioterapia funcionaram normalmente. Apesar da queda de 12 para oito pacientes positivados para a Covid-19, a direção do hospital diz que a situação é monitorada diariamente. Se os casos confirmados da doença crescerem bastante, uma nova suspensão não está descartada. Assista!