A Secretaria estadual da Saúde inicia nesta sexta-feira (21) o processo de reabertura de novos leitos de enfermaria para atender a demanda de pacientes infectados pelo coronavírus e que precisam de internamento hospitalar. O Hospital Universitário de Londrina ampliou de 51 para 76 leitos exclusivos Covid-19.
A decisão foi tomada por conta do aparecimento da nova variante Ômicron e o aumento no número de casos de Covid-19 e também de influenza (H3N2) desde o início do ano. "Ao longo desses meses, com a redução da demanda e para atender outros casos, desativamos vários leitos, já que os internamentos haviam chegado a um número baixo. Mas nesses últimos 15 dias vimos os casos da Covid-19 dispararem e não queremos ninguém desassistido”, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto,
O perfil dos pacientes internados no HU é bastante variado quando se trata da idade, no entanto, a maioria apresenta comorbidade e está vacinado. Por conta da imunização, o período de internação caiu bastante em relação a meses anteriores, sendo de 2 a 5 dias, com a maioria recebendo alta e se recuperando bem.
“Essa acomodação vai acontecendo na medida do necessário. Nós podemos dizer que além do hospital de retaguarda, temos a possibilidade de acolher pacientes que necessitam de isolamento em vários outros setores de internação”, explicou a diretora clínica do HU, Luiza Moriya.
No boletim divulgado pela secretária municipal de Saúde nesta sexta-feira (21), Londrina registra 2.346 casos ativos de Covid-19. De acordo com os dados informados, são 35 pessoas internadas, 15 na UTI e 20 na enfermaria.