A direção do Hospital Universitário de Londrina informou, na tarde desta quarta-feira (1), que reduziu 12 leitos de UTI exclusivos para Covid. A informação foi confirmada nesta quarta, mas o hospital já opera com redução desde o dia 18 de agosto.
A redução na UTI adulta Covid foi de 106 para 100 leitos e o número de leitos de UTI Pediátrica Covid foi de 11 para 5 leitos. O montante de 96 leitos de enfermaria Covid continua funcionando em sua totalidade.
Segundo a nota, a decisão foi tomada em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e levou em consideração o comportamento epidemiológico da Covid-19 no Estado, com a redução do número de novos casos da doença e a redução nas taxas de ocupação de leitos hospitalares no Paraná.
O Hospital também considerou as dificuldades em manter as escalas de trabalho dos profissionais especializados durante as 24 horas em todas as unidades, pois, desde o início da pandemia, o HU afirma que lida com a insuficiência de profissionais no mercado, ao mesmo tempo em que necessita gerenciar os afastamentos médicos dos profissionais, em decorrência da doença.
“Diante da necessidade de otimizar o quadro de recursos humanos profissionais para garantir o funcionamento ininterrupto do maior número possível de leitos exclusivos para o atendimento à Covid-19, a direção do HU, de forma conjunta com a DGS/SESA, decidiu pela redução da sua capacidade instalada em 12 leitos, sendo 6 leitos de UTI Adulto COVID e 6 leitos de UTI Pediátrica COVID.
Frente ao exposto, asseguramos que o acesso está garantido a todos os pacientes que necessitam de internação no HU-UEL, e reiteramos o nosso compromisso com a implementação do ‘Plano de Contingência do Paraná COVID-19’ e do ‘Plano de Contingência de Londrina - Enfrentamento COVID-19’, salientando que todos os esforços serão empreendidos para a reativação dos leitos, caso a SESA assim determine”, diz a nota.