Ciência e saúde

HU registra lotação de 144% em enfermaria para Covid-19

22 fev 2021 às 17:21

O Hospital Universitário (HU) de Londrina vive um momento delicado no enfrentamento da pandemia de Covid-19. As enfermarias reservadas para tratamento da doença chegou registrar 144% de ocupação nesta segunda-feira (22) e depois caiu para 116%.

O HU é referência para tratamento do coronavírus em toda Região Norte do Paraná. O último boletim, divulgado por meio do meio-dia, apontou ainda 86% de ocupação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto para Covid-19, 21 em UTI pediátrica para Covid-19, 54% em enfermaria geral e 83% em UTI geral.

A superintendente do HU de Londrina, Vivian Feijó, informou que não existe previsão de abertura de novas vagas para atendimento exclusivo do coronavírus. “Londrina teve o privilégio de ser uma das cidades que mais cresceu em número de leitos, só no HU são 200 leitos a mais, a perspectiva é as pessoas entenderem que a pandemia acontece, que as medidas de precaução contra aglomeração devem ser otimizadas”, ressaltou.

Com o objetivo de atender a demanda, foi necessário realocar servidores como médicos e enfermeiros. “Os profissionais da saúde estão no limite de esgotamento pessoal e profissional. Não tivemos um final de semana tranquilo, pelo contrário, foram muitos pacientes e a velocidade de chegada não é a mesma de saída”, disse.

Ela ainda reforçou que as pessoas devem tomar cuidado para depois não ficarem esperando por atendimento na porta do Pronto-Socorro. No domingo (21), pela primeira vez, o número de testes com resultado positivo foi maior do que os negativos. A taxa de positivação está em torno de 45%. “Estamos clamando por prevenção”, afirmou Vivian. Assista!