Ciência e saúde

HU suspende atendimento no PS pediátrico por conta de alta demanda

28 mar 2022 às 14:37

O aumento da procura pelo Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Universitário fez com que a direção fechasse a unidade para novos atendimentos no fim de semana. Inicialmente, a suspensão seria por 24 horas, mas precisou ser prorrogada diante da superlotação.

No início da tarde desta segunda-feira (28), o hospital ainda trabalha com uma taxa de ocupação na UTI pediátrica de 122%. São 14 crianças internadas e mais cinco sem atendimento. Desse total, quatro foram confirmados com a covid-19, seis suspeitos e outros que tiveram contato com positivados.

Segundo a direção do HU, a superlotação é consequência direta de problemas na rede de alta complexidade desse tipo de atendimento em Londrina. Desde fevereiro, o Hospital Infantil enfrenta dificuldades frequentes para preencher a escala de pediatras, o que tem sobrecarregado o HU.

"É importante falar que nós trabalhamos em rede de atenção, então quando um serviço não é disponibilizado, automaticamente o outro se torna sobrecarregado. O PAI já vem apresentando superlotação frequente em pediatria e agora o Hospital Universitário. Somos em dois grandes hospitais e um deles vem sofrendo dificuldade para fechar a escala, ou seja, ofertar pediatra, e o HU ficou sozinho em muitos dos dias", explicou Vivian Feijó, superintendente do HU.

Com o atendimento suspenso, a unidade só permanece atendendo casos graves. "Eu reforço para que as pessoas não procurem direto o HU, mas que venham referenciadas de suas unidades para que a gente possa garantir a assistência pediátrica", disse Feijó.

Ainda não há previsão para o retorno normal dos atendimentos.