Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

HV usa técnica inédita de inseminação em cães

08 set 2017 às 09:21
Por: Redação Tarobá News

A professora Maria Isabel Mello Martins, do Departamento de Clínicas Veterinárias, em conjunto com os alunos da Pós-Graduação em Ciência Animal Anne Kemmer Souza (doutorado) e Luis Guilherme Corsi (mestrado) realizou no Hospital Veterinário (HV) técnica inédita de inseminação de cães. É a inseminação com sêmen congelado, procedimento que possibilita a manutenção da capacidade fecundante em animais de alto interesse zootécnico por tempo indeterminado.

A chamada biotécnica consiste em um método cirúrgico em que o sêmen congelado do macho é diretamente injetado no útero da fêmea. O que determina o sucesso da inseminação artificial é o momento exato do ciclo reprodutivo da fêmea, o que reduz o erro. Outro cuidado é o acompanhamento da fase do ciclo estral da cadela durante 15 dias, com monitoramento das células vaginais por citologia ou dosagens hormonais. Todo cuidado foi necessário, pois a equipe do HV contava apenas com única dosagem de sêmen.

A inseminação artificial em animais é uma técnica utilizada na medicina veterinária para ajudar na reprodução canina por vários motivos. Qualquer raça de cachorro pode ser inseminada. A equipe fez a inseminação na raça Cane Corso (raça canina originária da Itália), muito valorizada como cão de guarda e de caça.

Segundo informações da professora Maria Isabel, a fêmea estava no 3º cio e já na primeira cria nasceram 10 filhotes saudáveis e lindos. Segundo ela, os cinco machos e cinco fêmeas nasceram de parto normal, uma condição determinada por meio do pré-natal com exames de ultra-sonografia e raio-x. "Este resultado para nós é um sucesso, na primeira vez já conseguimos as condições ideias para a inseminação. Com isso, daqui em diante queremos realizar novas inseminações", ressalta a professora.

O sêmen congelado permite que as fêmeas sejam fertilizadas por exemplares machos, mesmo fisicamente distantes, neste caso o sêmen veio de um macho Cane Corso italiano campeão. O material foi armazenado em um Laboratório do setor, localizado no Rio Grande do Sul. O uso desta técnica requer a presença e acompanhamento de um médico veterinário especializado com registro na Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). A entidade é responsável pelo aprimoramento da criação de cães no Brasil, no qual a professora da UEL Maria Isabel tem registro.  

(Agência UEL)

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Tarobá Cidade

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

Ciência e saúde

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina divulga horário especial de Dezembro para as festividades

Brasil e mundo
Brasil

Casal é investigado por gravar filme pornô em moto aquática

Cidade
Londrina e região

Tremor de terra de magnitude 2,5 é registrado em Assaí e sentido em Londrina

Cidade
Londrina e região

Obra da Sanepar vai interromper abastecimento de água em Cambé neste domingo

Brasil e mundo
Brasil

Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 9 | Performance e Longevidade Masculina | Dra. karina Ancioto e Dr. Heitor Andrade

Podcast PodGuest | EP 17 | Celebrando Laços: Campanha de Natal Morana | Patricia Melo

Podcast Café Com Edu Granado | EP 39 | Combate ao Desperdício de Alimentos | SESC Mesa Brasil

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.