A Universidade Federal de Pelotas iniciou um estudo inédito sobre a incidência do coronavírus na população brasileira em 133 cidades do Brasil e Cascavel foi uma das escolhidas para participar da pesquisa nacional. O estudo prevê, inclusive, a realização de testes rápidos para a covid-19.
Em Cascavel, estima-se que mais de 200 pessoas façam o teste rápido que detecta a presença de anticorpos, a partir de amostras de sangue coletadas. Esse teste aponta se a pessoa teve coronavírus, mesmo que já curada. A Secretaria de Saúde recebeu um ofício assinado pelo reitor da universidade comunicando da pesquisa que é realizada por funcionários do ibope.
Os pesquisadores estão autorizados a fazer as coletas aleatórias com os pacientes. O estudo iniciado ontem, é considerado a maior pesquisa populacional do mundo sobre a covid-19 e os dados nortearão decisões de gestores municipais, estaduais e o próprio ministério da saúde. Um detalhe importante é que as pessoas que forem abordadas por esses pesquisadores, que exijam ver o crachá, a identificação de que realmente são do Ibope pra também não ficar abrindo as residências para oportunistas que podem querer se aproveitar disso pra algum tipo de golpe.
No Paraná apenas seis cidades receberão essa pesquisa: Cascavel, Maringá, Guarapuava, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba.
Reportagem Luciano Neves