Ciência e saúde

Idosos estão sendo vacinados contra a influenza em Cascavel

17 mai 2021 às 12:54

Cascavel começou nesta segunda-feira (17) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe. 

Idosos a partir de 60 anos podem comparecer a uma das 42 UBSs e UFSs para tomar a dose a partir da semana que vem, não é necessário agendar. 

A campanha continua também para as crianças de 6 meses a menores seis anos, gestantes, puérperas (mães que tiveram bebê há menos de 45 dias) e profissionais de saúde. 

As pessoas desse grupo prioritário devem procurar as unidades a partir das 8 horas até 16h45, de segunda a sexta-feira. “Importante ter em mãos documentos pessoais e a Carteira de Vacinação, e escolher a unidade que fica mais perto da sua casa”, ressaltou o Gerente de Atenção Primária, Ali Haidar. 

Trabalhadores da saúde precisam comprovar que pertencem ao grupo com apresentação do registro no conselho de classe ou vínculo empregatício em empresa de saúde, por meio de documento pessoal com foto ou folha de pagamento.

Diferente dos outros anos, a vacinação da gripe não começou pelos idosos para evitar conflito com o calendário da vacina contra a Covid-19. 

A recomendação do Ministério da Saúde é que seja respeitado intervalo de 14 dias entre as vacinações da Influenza e anticovid.

Quem estiver com algum sintoma respiratório, como tosse, coriza e falta de ar o recomendado a reprogramação da vacina até a recuperação do quadro clínico. 

Quem já pode de vacinar?

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

- Gestantes;

- Puérperas;

- Trabalhadores de saúde;

- Idosos a partir de 60 anos

Onde se vacinar?

- Em uma das 42 UBSs ou UFSs, perto da sua residência. Não é necessário agendar, no entanto a pessoa deve procurar a vacinação entre 8h às 16h45. (*Bairro Guarujá a unidade está fechada para obras) 

Próximos grupos (data a ser divulgada)

- Professores de escolas públicas e privadas

- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Forças de segurança e salvamento;

- Forças armadas;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

- Trabalhadores portuários;

- Funcionários do sistema prisional;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

- População privada de liberdade. 

Assessoria