Ciência e saúde

Indígenas da região de Londrina começam a ser vacinados na quarta-feira

19 jan 2021 às 17:00

A vacina contra o coronavírus deve chegar na quarta-feira (20) a 1222 integrantes do povo Kaingang da Terra Indígena (TI) Apucarana, em Tamarana, cidade a 60 km de Londrina. Apenas os maiores de 18 anos serão vacinados. 

As primeiras doses serão trazidas de Londrina pela secretaria de Saúde de Tamarana por volta das 10h30. Às 14h30, uma equipe do Município deve deixar a área urbana para iniciar a imunização dos indígenas. 

A quantidade de imunizantes é suficiente para vacinar todos os moradores das três aldeias que compõem a TI Apucarana: Água Branca, Barreiro, Serrinha, além da sede. 

A circulação de pessoas na TI está interrompida desde o início da pandemia. Um surto de coronavírus matou, no ano passado, uma indígena grávida de 31 anos. 

Indígenas na cidade

Segundo a Funai, os moradores do Centro Cultural Kaingang, às margens da avenida Dez de Dezembro, estão cadastrados como habitantes da TI Apucarana e portanto já têm doses garantidas. Em agosto deste ano, o local também foi palco de um surto de coronavírus, com 19 infectados.  

A preocupação é com aqueles que não têm residência nas aldeias e foram deixados de fora da vacinação. Esse é o caso de algumas dezenas de famílias Kaingang espalhadas pelos bairros de Londrina.

Segundo Marco Cavalheiro, coordenador da Funai de Londrina, a situação também é de indefinição para indígenas Kaingang, Guarani e Xetá que ocupam desde outubro a sede do órgão na cidade. Eles saíram da TI São Jerônimo da Serra após um desentendimento com outros moradores, que se negam a receber o grupo de volta. 

"A preocupação que eu tenho é que esses 10 adultos que estão ali [na sede da Funai] não se enquadram em terra indígena. Precisamos saber como ficará a vacinação deles", pontuou Cavalheiro. 

O assunto será discutido em uma reunião nesta quarta-feira (20) entre Funai, Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e Ministério Público Federal. 

De acordo com a Funai, a pandemia já matou quatro indígenas e infectou outros 140 nas TIs Apucarana e São Jerônimo da Serra.   

Vacinação em Tamarana

A Prefeitura de Tamarana espera receber 1341 doses da Coronavac na quarta-feira (20): 85 para profissionais da saúde, 16 para trabalhadores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e 18 para idosos do grupo de risco. O restante será destinada à TI Apucarana. 

Após a chegada dos imunizantes, haverá uma cerimônia de entrega oficial e vacinação simbólica de um profissional de saúde da rede municipal.