Ciência e saúde

Jacarezinho confirma duas mortes por H3N2

02 fev 2022 às 14:33

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) confirmou nesta terça-feira (1) mais uma morte por H3N2, em Jacarezinho. É a segunda do ano na cidade.

O primeiro óbito foi registrado em 4 de janeiro. A vítima é um idoso de 91 anos que, segundo a secretaria, não tinha comorbidades.

A morte foi registrada, quando o homem estava internado. Ele estava vacinado, mas não tomou o Tamiflu, remédio que ajuda a combater o vírus.

O segundo óbito foi de um homem de 44 anos que também não tinha comorbidades. Ele estava internado, não havia sido vacinado e não teve o Tamiflu inserido no tratamento.

Ao todo, o Estado confirmou 212 novos casos e 11 mortes pela doença. Ao todo, são 66 com 1862 casos.

Segundo a Sesa, Jacarezinho tem quatro casos da gripe confirmados por exames. Três deles registrados nesta última semana.

“Seguimos monitorando os casos de H3N2 no Paraná, que tem se intensificado neste começo de ano. Esse monitoramento é muito importante para avaliarmos a evolução do estado epidêmico no Paraná e, com isso, utilizarmos das melhores ferramentas para contê-lo”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

No último dia 12, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença. Normalmente o vírus da gripe circula durante os períodos mais frios, porém, este ano a infecção pela doença aumentou no verão, de maneira atípica.