O laboratório de análises clínicas do Hospital Universitário (HU) de Londrina começou a fazer testes rápidos para detecção de anticorpos para coronavírus na última quarta-feira (8). Foram adquiridos 125 testes que estão sendo usados em apenas pacientes considerados graves e internados. O professor Décio Sabbatini, vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) explicou que 25 testes já foram utilizados nesse período, sendo que alguns deram positivo e outros negativos. Assista a entrevista completa!
Tipos de testes
Ele disse que são duas maneiras de fazer o diagnósticos da Covid-19, o teste padrão ouro, o mais preciso. é um teste molecular e detecta o material genético do vírus numa amostra de secreção nasal ou da garganta, coletada com uma espécie de cotonete. ou seja, o teste diz se o vírus está presente na amostra. é muito preciso se realizado no período adequado. O laboratório londrinense ainda não realiza esse exame, sendo encaminhado ao Laboratório Central do Paraná (Lacen) de Curitiba.
O que está sendo realizado na UEL é conhecido como teste rápido, já que o resultado sai em aproximadamente 20 minutos. Os testes buscam dois tipos de anticorpos que indicam contato recente, infecção aguda, presente no momento da realização do exame. Detectam indicadores de contato prévio e imunidade. São fáceis de fazer, podem ser realizados em hospitais e têm 98% de acerto para os casos positivos.