O aumento de casos relacionados a síndromes respiratórias fez com que Londrina aumentasse de quatro para seis, as unidades de saúde que atendem exclusivamente esses problemas.
A informação é do secretário de Saúde, Felippe Machado, em coletiva nesta quarta-feira (19). Os novos locais são a UBS da Vila Ricardo, que fica na Rua Rosa Branca, 300 e o Pronto Atendimento do Leonor, que fica na Rua Aroeira, 284. Para isso, três médicos devem ficar a disposição para atendimento em cada turno em cada unidade.
O número de casos confirmados de Covid-19 tem relação direta com a ampliação para atendimento da demanda de pacientes. No último fim de semana, segundo Machado, os números dispararam. Muitas confirmações são de testes de farmácia. "As pessoas com testes positivos de farmácia buscam as unidades em busca de orientação médica".
Já na UPA Sabará, segundo levantamento, 79% dos testes realizados para detectar a doença dão positivo. O local está com oito médicos em atendimento diariamente. A taxa de transmissão da doença também caiu do dia 4 de janeiro para cá, mas segue alta, em 1.38. Isso significa que 100 pessoas contaminadas podem passar a doença para 138. O número era de 0.52 em dezembro.
A prefeitura também começou nesta semana a oferecer o serviço de Telemedicina. São quatro médicos atendendo pelo 0800 400 1234, das 13 as 18h. Apenas na segunda-feira (17), quando começou a operação foram 546 ligações. Por conta da demanda, agora é preciso entrar em contato para agendamento, que está disponível para a próxima sexta-feira (21). "As pessoas recebem o link para acessar a plataforma e tem que apresentar o teste durante a consulta".
Em Londrina, são seis locais de atendimento exclusivo para síndromes respiratórias.
- UPA SABARÁ - 24 horas
- PA LEONOR - 24 horas
- VILA CASONI das 7 às 19h
- GUANABARA das 7 às 19h
- CHEFE NEWTON das 7 às 19h
- VILA RICARDO das 7 às 19h
"Vale reforçar nosso apelo para você continuar se cuidando, essa nova variante do coronavírus é muito mais transmissível. Então use máscara, álcool em gel e vacine-se", resume o secretário.