Ciência e saúde

Londrina começa a vacinar população de rua contra Covid nesta sexta

02 jul 2021 às 08:42

Londrina começa a vacinar a população de moradores de rua contra a covid-19 a partir desta sexta-feira (02). A vacinação terá início no Centro Pop, que fica na rua Dib Libos, e é um ponto de acolhimento aos andarilhos. 

A Secretaria de Saúde deve usar o imunizante da Janssen nessa população. Ela é aplicada em dose única e isso pode facilitar a imunização desse público que não precisa retornar para tomar uma segunda dose. 

Os moradores de rua não precisaram de cadastro prévio para imunização. Segundo a prefeitura, eles vão sendo vacinados e cadastrados ao mesmo tempo. Não foi informado o número de doses disponíveis para essa população. 

Perfil da população de rua
Uma pesquisa realizada em Londrina e que teve resultado divulgado em maio, traçou um diagnóstico sobre o perfil dos acolhidos. A pesquisa contou com a participação de 189 pessoas, que representam 71% do total de 265 vagas de acolhimento existentes em sete das oito unidades que atendem o público adulto em situação de rua.

Mais da metade dos entrevistados (56%) tinham idade entre 35 e 59 anos, e 28% refere-se a jovens de 18 a 34 anos. Idosos de 60 a 79 anos formam os outros 16% deste público. Quase 65% são moradores do Paraná, e 21% vem do estado de São Paulo, sendo muitas dessas pessoas em busca de uma oportunidade de emprego.