Com a divulgação do cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023 pelo Ministério da Saúde, Londrina já começou a estudar como será o processo de imunização na cidade. Conforme o secretário de Saúde, Felippe Machado, a equipe técnica da pasta já está mobilizada.
“Há a necessidade de que os municípios tenham acesso a um número relevante de doses para vacinar todas as pessoas listadas. Aqui estamos fazendo uma avaliação com a nossa equipe técnica para definirmos como vai fazer o processo vacinal contra a Covid a partir do calendário. Parece que será uma vacina que tomaremos anualmente”, disse.
A previsão é disponibilizar a dose de reforço para quem tem mais de 12 anos e em uma última etapa, para crianças a partir dos seis meses, já no mês de março.
As ações começam em 27 de fevereiro, com a aplicação de doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 na população com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência.
O Ministério da Saúde ainda definiu que a campanha de vacinação contra a gripe começa em no dia 4 de abril e vai até 3 de junho. 80 milhões de doses serão disponibilizadas. “Acho que foi uma decisão acertada do porque quando a gente entrar no inverno, as pessoas já estarão protegidas”, apontou Machado.