Começou nesta segunda-feira (8), em Londrina, a Campanha de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação nas Unidades Básicas de Saúde. A ação tem como alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos.
As vacinas contidas nesta campanha são para prevenir a Hepatite A e B, Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
A campanha visa conscientizar pais e responsáveis do risco, já que a cobertura vacinal tem sido baixa nos últimos anos. “Desde 2015 observamos baixa cobertura vacinal como um todo e, nesse sentido, o Ministério da Saúde, através de campanhas nacionais, tenta melhorar a cobertura e evitar o retorno de doenças que já haviam sido erradicadas”, disse o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.
A campanha contra a poliomielite, está integrada a de multivacinação, para as crianças menores de 5 anos. A paralisia infantil que praticamente foi erradicada no país há algumas décadas, voltou a preocupar os órgãos de saúde, com a baixa procura e a desinformação causada por fake news.
Em Londrina, com exceção da UBS do Ouro Branco, todos os postos de saúde participam da multivacinação. Diferentemente da vacinação contra a Covid-19, que necessita de agendamento pela internet, através do site da Prefeitura de Londrina, a da multivacinação precisa de agendamento pelo telefone, diretamente na UBS de referência para a família.
No dia 20 de agosto será realizado o dia D da vacinação, com o objetivo de impulsionar a campanha. “Será uma oportunidade para aqueles que ainda não conseguiram trazer os seus filhos”, pontuou Machado.