Ciência e saúde

Londrina libera 4ª dose da vacina contra Covid-19 para população a partir de 50 anos

13 jun 2022 às 10:21

O agendamento da quarta dose já está liberado, em Londrina, para população a partir dos 50 anos, desde que completado 120 dias da terceira dose. São mais 18.962 pessoas e que podem se vacinar em qualquer uma das unidades básicas.

Nesta segunda-feira (13), todas as 53 Unidades Básicas de Londrina (UBSs), sendo 41 da zona urbana e 12 da zona rural, ofertarão vacina contra a Covid-19. O objetivo é ampliar a oferta de vacinas, oferecendo, ao cidadão londrinense, a oportunidade de se vacinar em uma unidade mais próxima de sua residência. 

Com a abertura de todas as unidades, serão ofertadas cerca de 1.500 vagas de agendamento por dia. As UBSs da zona urbana funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. As da zona rural seguem calendário próprio. Clique aqui para ter acesso aos endereços e telefones de todas as UBSs de Londrina.

Para receber a dose da vacina é necessário fazer o agendamento do dia e horário da aplicação no Portal da Prefeitura de Londrina, aqui. Na sequência, é preciso imprimir o comprovante com QR Code para apresentar no dia e local selecionado, junto com a carteira de vacinação Covid-19 e um documento de identificação com foto.

A maior preocupação neste momento é a baixa procura pelas doses de reforço. Londrina tem quase 24 mil adolescentes entre 12 e 17 anos, mas apenas 4 mil tomaram a terceira dose. Para tentar melhorar esses números,  a Secretaria de Saúde vai realizar mais dois mutirões, um no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (16), e outro no sábado (18).

No feriado serão 10 unidades exclusivamente para a vacinação contra a Covid-19, das 7h às 19h. São elas: UBSs do Guanabara; Vila Casoni; Parigot de Souza; Maria Cecilia; Santa Rita; Alvorada; Eldorado; Cafezal; Armindo Guazzi; e Ernani Moura Lima.

Além disso, no sábado (18), estarão abertas as UBSs do Ouro Branco e do Jardim do Sol, também das 7h às 19h, para a mesma finalidade. Ao todo, a SMS disponibilizou 7 mil vagas de agendamento, somando as de quinta-feira e de sábado.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que esta é mais uma comodidade que a Prefeitura oferece ao cidadão londrinense. “Não tenho dúvidas de que nas próximas semanas vamos observar um aumento no número de vacinas aplicadas. Estamos com sobra de vagas especialmente nas duas unidades vacinadoras exclusivas (Jardim do Sol e Ouro Branco), pois nestes locais não há as outras demandas que existem nos postos normais e por isso conseguimos ofertar um número maior de vagas”, apontou.