Ciência e saúde

Londrina: paciente com suspeita de varíola dos macacos ainda não teve diagnóstico fechado

20 jul 2022 às 14:27

O exame do morador de Londrina, de 27 anos, com suspeita de varíola dos macacos ainda não teve o diagnóstico fechado. Há poucos dias, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou que a amostra enviada foi considerada imprópria e que não era possível confirmar ou descartar a doença.


Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a coleta foi realizada conforme orientações da Sesa. “As coletas aqui na cidade se deram de acordo com as orientações, com os protocolos técnicos vigentes do Ministério da Saúde, entre coleta, meio de transporte e envio, mas por algum motivo técnico eles não conseguiram fazer o exame desse paciente de forma que estamos considerando inconclusivo", afirmou.


Machado contou que a Prefeitura tentou novo contato com o paciente para realizar uma recoleta, o que não foi possível. Era necessário que ele ainda apresentasse erupções na pele, porém ele já tinha ganhado alta.


O secretário ainda disse que agora cabe à Sesa fazer o fechamento do caso. "O setor de vigilância deve definir se eles vão por ventura considerar um caso positivo por vínculo clínico epidemiológico ou se vão descartá-lo", explicou.