Ciência e saúde

Londrina planeja ampliar cadastro de vacinação a maiores de 18 anos

03 ago 2021 às 20:49

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina pretende ampliar a faixa etária para o cadastro prévio de vacinação contra a Covid-19. Atualmente, os londrinenses com 25 anos de idade ou mais podem se cadastrar e a perspectiva é de que até o início da próxima semana quem tiver 18 anos ou mais também possa realizar esse cadastramento.

Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, conforme os novos lotes de imunizante chegarem, os cadastramentos e novos agendamentos serão liberados. “Tão logo a gente receba um novo lote de vacinas, a gente deve se aproximar dos 30 anos a serem vacinados e, consequentemente, vamos reduzir a faixa etária de londrinenses que poder ter acesso a cadastramento. Isso deve acontecer se não ao termino dessa semana, no início da semana que vem”, disse.

O cadastramento é realizado para que a Secretaria de Saúde saiba quantas pessoas de cada faixa etária devem ser vacinadas. Segundo Machado, essa informação é importante para que determinada faixa etária seja completamente imunizada antes de liberar a próxima e não falte doses a nenhum londrinense.

O cadastro é feito no site exclusivo da Prefeitura de Londrina. No formulário são exigidos os dados pessoais (CPF, filiação, endereço completo de residência) para conferência. Quem não tiver fácil acesso à internet, pode obter auxílio nas unidades escolares da rede municipal.

Atualmente, estão sendo vacinadas a população em geral com 33 anos ou mais. Londrina imuniza também  as pessoas acima de 18 anos que integram os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra Covid-19, como profissionais e trabalhadores de saúde, forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, professores e trabalhadores da Educação e Assistência Social, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, dentre outros.