Ciência e saúde

Londrina: Prefeitura abre processo contra Hospital Infantil por ausência de pediatra em plantão

06 jul 2022 às 11:05

A Prefeitura de Londrina abriu um processo de penalidade administrativo na última segunda-feira (4) contra o Hospital Infantil após quatro notificações no mês de junho por conta da ausência de médico pediatra nos plantões da unidade.


Entre os dias 31 de maio e 30 de junho, o atendimento no Pronto Socorro do Hospital Infantil foi suspenso temporariamente por 35 vezes.


“Considerando que os comunicados de ausência do pediatra tem sido cada vez mais frequente, dificultando o processo de encaminhamento de crianças que necessitam de atendimento em alta complexidade, e consequentemente sobrecarregando outro prestador e de casos que ficam no Pronto Atendimento Infantil. Solicitamos providências junto ao prestador Hospital Infantil, para que regularizem as escalas de plantão de referência de pediatria de alta complexidade”, afirmava as notificações do Município.


No pedido de abertura o processo, Prefeitura de Londrina cita os comunicados que foram emitidos em junho e também o “impacto causado na rede de atenção”. O processo de penalidade administrativo pode terminar com uma advertência, multa ou até com a rescisão do contrato.


Em nota, o Hospital Infantil afirma que “está em constante busca de soluções na tentativa de fechar as 24 horas da escala de plantão do Pronto-Socorro. Porém têm enfrentado sérias dificuldades em encontrar pediatras disponíveis em Londrina para atuar no serviço.”


“Apesar de ainda não ter sido notificada pela Prefeitura sobre abertura de processo de penalidade administrativa por esse motivo, coloca-se inteiramente à disposição do poder público para juntos encontrarmos uma solução. Vale ressaltar que a dificuldade em fechar a escala de plantão tem sido enfrentada também por outros serviços hospitalares pediátricos locais”, acrescenta a nota.