A vacinação contra Covid-19 avança em Londrina, com ampliação para mais uma faixa etária. Nesta sexta-feira (13), foi liberado o agendamento para a população com 27 e 28 anos, aproximadamente 10 mil pessoas com cadastro prévio conferido e validado pela Secretaria Municipal de Saúde. Agora, essas pessoas podem acessar o Portal da Prefeitura e, aqueles que estiverem com status “Validado”, podem selecionar a data e local para receber sua vacina.
O agendamento está disponível para a população em geral com 27 anos ou mais, com 16.800 vagas abertas até o próximo domingo (22). A vacinação é realizada em seis salas exclusivas: o Centro de Imunização da Zona Norte, e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim do Sol, Alvorada, Eldorado, Ouro Branco e Vila Casoni.
“Temos a expectativa de recebimento de novas doses na segunda-feira (16), e já nos antecipamos para agilizar e possibilitar aos jovens, com mais de 27 anos, seu agendamento no site da Prefeitura. Tínhamos em torno de 10 mil jovens cadastrados que já conseguem acessar o site da Prefeitura, a partir desta sexta-feira (13) à noite, e fazer o agendamento em uma de nossas salas de vacina”, disse o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.
As unidades para vacinação contra Covid-19 estarão abertas neste sábado (14), das 7h30 às 19h, e retornam os atendimentos na segunda-feira (16), com o mesmo horário.
E com o objetivo de incentivar a adesão dos jovens à campanha, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o “Madrugadão da Vacina” no próximo final de semana. O Centro de Imunização da Zona Norte ficará aberto ininterruptamente das 7h da manhã de sábado (21) até 19h de domingo (22), devidamente caracterizado para receber os jovens de idade e de espírito.
Segundo Machado, trata-se de um diferencial para atrair os jovens e incentivá-los a se vacinarem. “Faremos essa ação inédita de 36 horas ininterruptas de vacinação, com toda ambientação possível. Teremos no Centro da Zona Norte músicas e globo de luz simulando uma festa para animar os jovens que cumpram seu dever cívico de vacinação”, afirmou.
Além da vacinação de primeira dose para pessoas com 27 anos de idade ou mais, o agendamento é aberto também para todos que já atingiram o intervalo entre a primeira e segunda dose. Dentre as três vacinas disponíveis com esquema de duas doses, o prazo mínimo é de 25 dias, para a Coronavac, e de 84 dias, para Pfizer e Astrazeneca.
“Dentre a população geral, sabemos que as pessoas na faixa de 59 e 60 anos já devem estar atingindo o prazo para receber a segunda dose, no caso das vacinas com intervalo maior. Mas também há pessoas dos grupos prioritário com idade mais baixa, como trabalhadores de saúde, pacientes com comorbidades, que tomaram as vacinas nesse período e precisam se atentar”, frisou o secretário municipal de Saúde.
Há exceção para os casos em que a pessoa esteja com impedimentos para receber a vacina. Em caso de febre, o ideal é esperar para ser vacinado. E quem desenvolver Covid-19 deve aguardar um período de 30 dias. Em caso de vacinação com imunizantes de outras doenças, como a gripe por exemplo, é necessário esperar 14 dias para receber a vacina Covid-19. Cumpridas essas condições, a segunda dose deve ser agendada imediatamente.