A 17ª Regional de Saúde vai receber, na tarde desta sexta-feira (25), um novo lote de vacinas contra a Covid-19. A previsão é que o avião com as doses chegue às 16 horas em Londrina.
O novo lote contempla vacinas da Pfizer, da Coronavac e da Janssen. No total, a 17ª Regional de Saúde vai receber 22.950 doses, distribuídas da seguinte maneira:
Pfizer: 11.820 doses - que serão aplicadas na população em geral;
Janssen: 6.200 doses - para caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo, trabalhadores ferroviários e população em situação de rua;
Coronavac: 4.930 doses, que serão aplicadas em trabalhadores da assistência social, trabalhadores da Educação Básica e trabalhadores do Ensino Superior.
Do total, Londrina ficará com 6.756 doses da Pfizer, 3.880 doses da Janssen e 4.140 doses da Coronavac.
Das cidades que compõe a 17ª Regional de Saúde, apenas Lupionópolis não vai receber doses da Janssen.
Vacina da Janssen
A vacina da Janssen é aplicada em dose única e, segundo o Ministério da Saúde, as vacinas podem ser utilizadas até agosto. O imunizante não precisa de acondicionamento especial e pode ser guardado em freezer com 2ºC a 8ºC.
Este é o primeiro lote com vacinas do braço farmacêutico da Johnson & Johnson, que utiliza a tecnologia de vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica.
Na manhã desta sexta-feira (25, mais três milhões de doses de vacinas da Janssen contra a Covid-19, doadas pelo governo norte-americano, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O lote é avaliado em R$ 145 milhões e vai ser distribuídos aos estados nos próximos dias.