Ciência e saúde

Londrina recebe novo lote de vacina contra Covid-19 para atender população geral

01 jul 2021 às 21:29

Para acelerar ainda mais a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Paraná, o Estado recebeu mais 361.490 doses de imunizantes. Londrina deve receber aproximadamente 18 mil doses nesta sexta-feira (2), destas 13.850 são da AstraZeneca e 4.152 da Pfizer. No sábado (3), o município receberá outro lote, ainda sem a divulgação da quantidade de doses.

Praticamente a totalidade do lote (99,7%) será destinada para aplicação da primeira dose na população em geral acima de 18 anos de Londrina. Das vacinas da Pfizer, 54 doses serão reservadas para profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas - finalizando o atendimento deste grupo.

“A orientação expressa do governador Carlos Massa Ratinho Junior é vacinar o maior número de pessoas no menor período de tempo possível”, explicou Beto Preto.

O secretário afirmou que até 31 de agosto o Paraná pretende alcançar 80% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose, e até 30 de setembro chegar a praticamente 100% da população vacinada. “Hoje são 9 milhões de paranaenses acima de 18 anos. Estamos trabalhando muito para isso”, disse.

Em relação às segundas doses, Beto Preto garantiu que já estão separadas e serão descentralizadas e enviadas aos municípios dentro de aproximadamente cinco dias. “Ninguém vai ficar sem a segunda dose”, afirmou o secretário.

“No ritmo em que estamos, vamos conseguir atingir nosso objetivo. Gostaríamos, é claro, que a chegada dos imunizantes fosse ainda mais rápida, porque temos capacidade de vacinar entre 150 e 200 mil paranaenses por dia. Mas, estamos administrando e articulando a vacinação para que nosso calendário seja cumprido”, destacou Beto Preto.