O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, iniciou a transmissão online deste domingo (23) fazendo um apelo à população por conta do aumento do número de casos de Covid-19 registrado no município. Segundo ele, a cidade registra 29% de positividade, ou seja, a cada cem testes realizados, 29 pessoas estão com Covid-19. Diante desses dados, os cuidados básicos como usar a máscara e lavar a mão com álcool gel serão determinantes para evitar um novo lockdown.
“Precisa ampliar as medidas restritivas? Se houver cuidado, não”, garante o prefeito. Segundo ele, além do aumento dos números de casos, a nova variante do vírus torna os casos ainda mais graves e, por conta disso, os cuidados básicos são fundamentais.
“Eu sei que tem muita divergência de opinião, tem quem queira que abra e que quem queira que feche o comércio. Tem quem defenda terapias medicamentosas, quem defende o uso de nada. Mas por que vocês acham que no mundo todo se faz o lockdow? Por um único motivo: diminuir a velocidade de contaminação do vírus. E qual a solução para não se contaminar? Usar máscara”, afirma.
De acordo com o prefeito, Londrina tem hospitais cada vez mais cheios e mais casos sendo contabilizados e o mês de maio deve superar os números de abril. “No começo a gente falava que eram os idosos, agora o vírus está pegando gente jovem, os idosos estão vacinados”, diz Belinati.
De acordo com números apresentados durante a live, no início desta semana, o estado do Paraná contava com aproximadamente 200 pessoas na fila à espera por um leito, e agora, no final de semana, esse número subiu para mais de 1000. Somente na macro região de Londrina, 122 pessoas aguardam leitos.
“Infelizmente, uma parcela pequena de irresponsáveis não usa, não se cuida, mas eles pegam e passam para as pessoas que muitas vezes estão se cuidando, tentando fugir de pegar essa doença. Quero fazer um apelo, se cuidarem. Precisa fechar alguma coisa e ampliar medida restritiva? Se as pessoas se cuidarem, não”, afirma o prefeito.
Segundo Belinati, Londrina está seguindo o decreto estadual e não terá novas medidas nos próximos dias. “Claro que analisamos dia a dia, mas seguimos o decreto municipal até o final de maio e pedimos para que todos se cuidem para não precisamos enrijecer as medidas na cidade”.