Ciência e saúde

Londrina registra mais uma morte e três novos casos de H3N2

04 fev 2022 às 19:16

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, nesta sexta-feira (4) mais uma morte por H3N2 em Londrina. O município registra cinco mortes pelo vírus desde o início do ano.

O novo óbito é de um homem de 90 anos com comorbidades. Segundo o boletim, ele não tomou a vacina contra a Influenza.

A H3N2 é um tipo do vírus da Gripe Influenza A e desde dezembro já registrou 1.924 casos e 83 mortes no Paraná. Em janeiro, o governo declarou estado de epidemia, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença. O Paraná não registrava tantos casos neste período desde o início do monitoramento dos casos da Influenza A (H3) pela Sesa em 2016.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância das medidas de prevenção. “Sabemos que este número é muito maior do que o registrado e precisamos evitar o contágio pela doença. O uso de máscaras, a lavagem das mãos e distanciamento social previne a infecção dos vírus respiratórios, incluindo a influenza”, disse.

Atualmente os diagnósticos de Influenza são realizados nos serviços de saúde após procura por atendimento e também nas 34 unidades sentinela do Paraná – responsáveis pela detecção de doenças circulantes por meio de amostras aleatórias. Já com relação a nominação da cepa do vírus, a confirmação depende do sequenciamento genômico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.