O secretário de Saúde, Felippe Machado, afirmou na manhã desta terça-feira (4) que Londrina tem estoque suficiente para cumprir com a segunda dose de 960 pessoas que precisam completar o ciclo de imunização com a vacina Coronavac.
Ele lembrou que houve uma mudança no protocolo e o intervalo entre as doses passou de 21 dias para 28 dias.
Questionado se existe risco de uma paralisação na campanha de vacinação em Londrina, ele disse que o planejamento para essa semana segue normalmente com o estoque e a previsão de vacinação para a segunda dose, mas que houve um período de 4 a 5 semanas sem distribuição de vacinas, o que pode prejudicar a sequência.
De acordo com ele, Londrina tem aplicado cerca de 5 mil a 6 mil doses por dia. “Se segunda dose não chegar, paralisar a vacinação, vai ser uma situação recorrente em todo o País”, comentou.
Atualmente, ele informou que 90% dos idosos com mais 60 anos foram imunizados e deve chegar a 100% na próxima semana. Assim, o objetivo é avançar a aplicação de vacinas no grupo de risco com comorbidades, que já pode fazer o cadastro. Com a chegada de novos lotes, a vacinação deste grupo deve ser iniciada.