Ciência e saúde

Londrina tem baixa adesão à vacinação contra gripe; 2ª etapa começa nesta terça

10 mai 2021 às 08:17

Londrina não atingiu a meta de vacinação contra a gripe na 1ª etapa de imunização, que termina nesta segunda-feira (10). Segundo o calendário vacinal, as vacinas estão sendo aplicadas em crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, que são mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias. Também fazem parte desse público-alvo profissionais e trabalhadores da saúde.

Em quase um mês dessa primeira etapa da campanha, que começou no dia 12 de abril, pouco mais de 35% de quem tinha direito procurou uma Unidade de Saúde. "Infelizmente, esse grupo específico, é historicamente o menor em cobertura vacinal em campanhas", relatou o Secretário de Saúde, Felippe Machado.  

Segundo o secretário, mesmo com a ampliação de horário de funcionamento de UBS, unidade aberta aos sábados e busca ativa, houve dificuldade de adesão a vacinação. "Ainda fazemos um apelo às mães, pais e responsáveis, pois as crianças de seis meses a menores de seis anos não vão a uma unidade sozinhas. É preciso que um adulta garanta o direto da criança de se vacinar". 

A maior parte das doses foi aplicada em crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, seguido pelas gestantes, trabalhadores de saúde, puérperas, que são as mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto e profissionais da saúde (35).

Na sequência, devem ser vacinados os povos indígenas, idosos e demais grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS). A meta do Ministério é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.