A devolução de um lote de vacinas contra Covid-19 por parte do Governo Federal mudou a agenda de vacinação em Londrina. Sem receber as doses esperadas, vacinação nesta terça-feira (07), feriado, que estava programada fica suspensa.
Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, a aplicação de 1ª dose programada para esta segunda-feira (06), está mantida. Já quem deveria tomar a dose 1 de terça em diante, deverá remarcar. Ao todo,
4.367 agendamentos foram cancelados pela prefeitura por falta de doses.
Já quem está marcado para tomar a 2ª dose terá aplicação normal nesta segunda e terça.
De acordo com Machado, 53 pessoas receberam dose de lote não autorizado pela Anvisa e estão sendo monitorados.
Entenda o caso
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou no último sábado (4) a interdição cautelar de lotes da CoronaVac, proibindo a distribuição e uso de lotes que foram envasados em uma fábrica não aprovada na autorização de uso emergencial da vacina.
Em nota, a agência explicou que, nesse caso, “configura-se em produto não regularizado junto à Anvisa”, necessitando de atuação imediata para “mitigar um possível risco sanitário” à população.
o Instituto Butantan, que distribui a vacina no Brasil, esclareceu que a medida da Anvisa “não deve causar alarmismo”. “Foi o próprio instituto que, por compromisso com a transparência e por extrema precaução, comunicou o fato à agência, após atestar a qualidade das doses recebidas. Isso garante que os imunizantes são seguros para a população”, explicou. (com Agência Brasil)