Ciência e saúde

Londrina terá evento teste de vacinação para profissionais da saúde

03 fev 2021 às 16:51

A secretaria municipal de Saúde de Londrina vai realizar no próximo sábado (6) um evento teste de vacinação contra o coronavírus na CMEI Valéria Veronesi, a Supercreche, voltado a profissionais e trabalhadores da saúde. Até agora, a imunização na cidade só havia sido realizada por equipes móveis.

A vacinação ocorrerá das 9h às 18h para 900 membros das equipes de hospitais especializados que ainda não haviam sido contemplados. O objetivo é finalizar a vacinação para 100% da comunidade hospitalar. A instituições devem cadastrar os funcionários em um sistema on-line criado pelo Município para fazer o controle da distribuição das doses.

Além de promover a imunização, o objetivo é testar a logística de vacinação com um público controlado. “O evento teste vai mostrar se o processo de trabalho desenhado funciona na prática. Temos algumas particularidades com essa vacina que precisam ser respeitadas tecnicamente”, explicou o secretário de Saúde Felippe Machado. 

A partir da noite de sexta-feira (5), o cadastro será disponibilizado no site da Prefeitura para outros públicos. Poderão se inscrever profissionais e trabalhadores da saúde que atuam na rede particular, pessoas acima de 60 anos, idosos acamados e cuidadores de idosos.

O secretário de Saúde ressaltou que ainda não há previsão de estender o cadastro para a população em geral. Nesta etapa, o foco são os grupos prioritários, compostos por pessoas mais vulneráveis ou mais expostas ao vírus.

Após o preenchimento on-line, será emitido um comprovante cuja apresentação é obrigatória no momento da vacinação. O documento terá um código eletrônico que será lido pelas equipes de vacinação, impedindo que moradores se vacinem mais de uma vez.

“Para todos os idosos que não têm alguém de apoio, estamos disponibilizando todas as escolas municipais a partir de segunda-feira (8) para fazer seu cadastro. Os cadastros dos idosos poderão ser feitos pelas equipes das escolas”, afirmou Machado.