Depois de passar quase duas semanas entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário (HU), Lilian Cristina Gontijo, de 33 anos, está retomando a vida aos poucos. A londrinense mora com a família nos Estados Unidos e veio para passar férias em Londrina, quando começou sentir os sintomas da Covid-19.
Ela faz planos para o futuro, pretende ir ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida agradecer pela recuperação e gostaria de fazer um curso de enfermagem, para também cuidar das pessoas que, como ela, precisam de atendimento hospitalar em algum momento da vida. Assista a entrevista completa!
Lilian deu entrada no HU junto com o pai, de 69 anos, no dia 21 de março. Eles foram os primeiros pacientes internados com coronavírus na unidade. No mesmo dia precisou ser entubada por causa das dificuldades respiratórias. Já o pai também teve piora no quadro e faleceu no dia 6.
Ela tinha recebido alta da UTI um dia antes de perder o pai e deixou o hospital no dia 9. Foi recebida com comemoração por parte da equipe que cuidou dela, parentes e amigos. Ela tem dois filhos, um com 10 meses e outra com cinco anos.