“Eu não concordo ainda com a liberação. Prefiro continuar”, lamentou um dos londrinenses que ainda utiliza a máscara em local aberto, mesmo com a flexibilização do uso.
No Calçadão de Londrina muitas pessoas seguiam de máscara na manhã desta sexta-feira (25). A liberação do acessório de proteção vem quase dois anos após a decretação da pandemia da Covid-19, em 11 de março de 2020. A medida da Prefeitura de Londrina segue a lei ( 20.971/2022 ) , do Governo do Estado.
Para dispensar a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos, a prefeitura considerou uma série de fatores, entre eles a redução da taxa de transmissão da Covid-19 no município - além da redução dos casos que exigem internações hospitalares e do índice de imunização.
Ainda assim, a Organização Mundial da Saúde aponta para os riscos de pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças não vacinadas, e em locais com altos índices de contaminação, como o transporte público. A recomendação é que se use a proteção caso tenha contato próximo com os grupos de maior risco.
O governo paranaense já informou que a secretaria de Saúde estuda a possibilidade de acabar com a obrigatoriedade também em locais fechados. A medida ainda depende de avaliação que está sendo feita.