Ciência e saúde

Mãe apela a Jair Bolsonaro para contratação de médico para atender a filha no HU

27 nov 2019 às 20:15

O Hospital Universitário de Londrina está sem nefro pediatra, o médico que cuida dos rins e sistema urinário das crianças. O apelo de uma mãe que está com a filha internada e depende do profissional chegou até ao Presidente da República.

Ester é esta criança alegre, mas a menina de 3 anos está doente. O que se sabe até agora é que ela sofre com uma disfunção renal. Em crise, correndo risco de vida, foi internada no HU. No Hospital Universitário foi cogitado diabetes e até uma doença rara, mas nada foi confirmado. No HU ela ainda pegou um fungo no sangue.

Apesar de estar quase há 20 dias internada, o caso da Ester não tem um diagnóstico fechado. Ela ainda precisa passar pela avaliação de um nefro pediatra, médico especialista em rins que atende crianças. Mas no hospital, a mãe recebeu a informação de que a única profissional que havia entrou em licença maternidade e ninguém foi contratado para substitui-la.

A médica só voltaria ao trabalho em maio do ano que vêm. No HU, um nefrologista que atende adultos tem acompanhado a menina, mas em desespero pela falta do especialista adequado, a mãe usou as redes sociais para um desabafo. Ela se dirigiu ao Presidente Jair Bolsonaro: na postagem, ela mostrou indignação e destacou que outras mães vivem o mesmo drama. E ficou surpresa, ao ser respondida. O apelo dela é pela contratação de um nefro pediatra o mais rápido possível. Um especialista que pode ajudar não só a filha dela, mas muitas outras crianças.

O Hospital Universitário confirmou a licença da única médica que atua na área. Em nota, explicou que editais de contratação têm sido frustrados, por escassez desses profissionais no mercado e falta de interessados em trabalhar no HU, e destacou o empenho em atender a todos os usuários da melhor maneira possível.