A Prefeitura de Foz do Iguaçu modernizou e adaptou importantes locais de trabalho dos servidores municipais nos últimos anos. Um levantamento da Diretoria de Saúde Ocupacional destaca como a reforma, ampliação e construção de novos espaços contribuiu para um fluxo de trabalho otimizado.
Esses diferenciais podem ser vistos, por exemplo no Centro de Atendimento Psicossocial Flávio Dantas de Araújo (Caps II), no bairro Monjolo. A adequação do espaço que presta atendimento a pessoas maiores de 18 anos, com transtornos mentais severos e persistentes, aprimorou a qualidade do atendimento e aumentou o número de pessoas recebidas, com salas amplas para o desenvolvimento de atividades terapêuticas.
Inaugurado em 2019, o Caps II teve consultórios médicos ampliados, o que contribuiu programa de residência médica para a formação de novos psiquiatras. O espaço também recebeu um refeitório, uma sala multiuso para lazer e descanso, e teve a implementação do prontuário 100% eletrônico.
Cláudia Santos, gerente administrativa do Caps, conta que o resultado dessas mudanças foi muito positivo. “No período de pandemia a nossa estrutura permitiu que fosse montado aqui o teleatendimento psicológico aberto a toda a população. Tanto nós, profissionais, ganhamos em qualidade de trabalho, quanto a população em geral, em qualidade de acolhimento com a nossa nova casa”, diz.
Melhorias na saúde e educação
Outro equipamento de saúde revitalizado foi o Centro de Especialidades Médicas (CEM), que ganhou um novo prédio em 2020 com 13 consultórios equipados. Elisângela Pereira, recepcionista do CEM, passou pelo processo de mudança e conta o que mudou.
“Nosso trabalho foi revigorado, com tudo novo e equipado. Um local assim alivia a tensão, torna a relação com os colegas mais leve e o acolhimento a população torna-se mais receptivo”, destaca.
A garantia de espaços mais amplos também é essencial para os profissionais da educação, afirma Eliziane Diesel, diretora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação.
No início de abril, foram concluídas as obras de ampliação e reforma da escola municipal João Adão da Silva, na região do Lagoa Dourada, bairro de Três Lagoas. Foram construídas salas de aula, banheiros, uma nova biblioteca, melhorias de acessibilidade e uma nova sala dos professores.
“Com um local amplo, as vantagens para a aprendizagem são muito altas. Esses professores e outros trabalhadores das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) precisam de salas exclusivas e meios de se exercer um espaço digno para o trabalho”, destacou Eliziane.
De acordo com Carla Conrad, diretora de Saúde Ocupacional, além da melhora na ergonomia, um ambiente revitalizado também auxilia a promoção de saúde mental. “Quando se garante um local de trabalho agradável, aconchegante, organizado e bem projetado, o servidor naturalmente terá mais satisfação ao trabalhar, o que influencia no tipo de serviço prestado, com uma pessoa que se sente bem. Isso faz toda a diferença”, celebrou Carla.
ASSESSORIA