Ciência e saúde

Mudanças no atendimento devem ajudar no diagnóstico de coronavírus

04 mar 2020 às 11:16

Os servidores da saúde estão passando por treinamento nesta quarta-feira (4), para atualização sobre os protocolos a respeito do novo coronavírus (COVID-19). Entre as mudanças propostas está a abordagem com o paciente com suspeita da doença. O atendimento deve ser diferente já na triagem. O objetivo é fazer com o que o paciente que está com sintomas se apresente na unidade de atendimento e receba uma máscara. Ele ficará, assim de forma isolada.

Quem esteve viajando a países com grande número de casos, como Itália e China, ou teve contato com algum passageiro que esteve nesses locais e apresenta os sintomas característicos está no foco desses atendimentos.

Entre os sintomas está: febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, como tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros.

Além disso, a Secretária de Saúde também está tratativas com a Infraero em busca das o listas com a Infraero dos passageiros que têm voltado à Londrina de fora do país. A iniciativa para tentar um contato mais direto com eles e avaliar possíveis casos suspeitos.

Londrina tem um caso suspeito da doença. A informação foi confirmada na segunda-feira (2). É uma mulher vinda da Alemanha que foi atendida, inicialmente, na Upa do Sabará.