Depois do anúncio do Governo do Estado, as cidades da região de Londrina já se preparam para cumprir o calendário de vacinação. Mas tudo depende da quantidade de doses enviadas aos municípios.
Rolândia teve 5.417 casos confirmados de Covid-19. Atualmente, conta com 167 pessoas em isolamento, 11 internadas, quatro delas na UTI. O município registrou 176 mortes em decorrência da doença.
Receberam a primeira dose vacina o total de 15.300 rolandenses, cerca de 22% da população, e 7200 tomaram o reforço. As vacinas são aplicadas na modalidade drive thru e em mais dois pontos fixos de aplicação. O município está imunizando as pessoas com comorbidades e também a população em geral com mais de 57 anos. A partir desta quinta-feira (17) a faixa etária será ampliada para 56 anos.
O prefeito Ailton Maistro disse que pretende seguir o calendário do Governo do Estado e afirma que teria condições de imunizar toda a população até julho, se recebesse mais doses.
Em Cambé, até essa quarta-feira (16), foram 9.920 casos confirmados e 521 ativos. Vinte e duas pessoas estão internadas, 10 em leitos de enfermaria e 12 na UTI. O município contabiliza 271 mortes.
De acordo com dados divulgados pela secretaria de Saúde, 30.719 cambeenses tomaram a primeira dose da vacina e 11.930 receberam a segunda. Toda a população com comorbidades, acima dos dezoito anos, tomou pelo menos uma dose. A cidade está imunizando no momento os profissionais da educação, saúde, limpeza e as pessoas com deficiência permanente.
Nessa quarta-feira (16), Cambé aplicou 1.448 doses e pretende vacinar mais 5 mil pessoas até domingo (20), quando deve iniciar a imunização do público em geral com 49 anos ou mais.
O prefeito Conrado Scheller disse que não é possível precisar até quando todos estarão vacinados. Vai depender do ritmo de distribuição das vacinas. “O Governo Federal compra, o Estado distribui e o município aplica. Não dá pra dizer quando todos estarão vacinados”, explica.
Ibiporã teve 6.429 casos confirmados. Desse total, 287 ativos, com 264 pessoas em isolamento domiciliar, 17 em enfermaria e seis na UTI. Segundo dados, 6.002 pessoas se recuperaram da doença e 140 morreram. O prefeito, José Maria Ferreira, considera que o pior momento da pandemia foi em março, mas que a cidade ainda deve passar por dificuldades.
Em Ibiporã, 14.974 pessoas tomaram a primeira dose e 5.922 a segunda. Neste momento, o município está vacinando os profissionais da saúde, educação, assistência social limpeza e as gestantes e puérperas. A prefeitura também vai ampliar a partir desta quinta-feira (17) a faixa etária de vacinação do público geral para a partir dos 46 anos. O prefeito acredita que é possível vacinar todo público acima de 18 anos até 20 de setembro.