Nesta semana, está sendo realizado o mutirão de reconstruções faciais no CEAPAC – Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Faciais. Esta é uma ação interdisciplinar do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).
Ontem (01) durante o dia, foram realizadas três cirurgias, que finalizaram com êxito em crianças com até dois anos de idade e, o primeiro adulto da série de três, sendo que dois deles, com 44 e 31 anos, nunca tiveram acesso aos serviços cirúrgicos de correção das anomalias de lábio e palato. Hoje (02) tem sequência os procedimentos em adultos com 2 cirurgias sequenciais, finalizando o mutirão.
Essas reconstruções são extensas, e visam condições adequadas de vida e socialização para estas pessoas. Em meio a isto, a equipe do CEAPAC viabiliza as condições clínicas ideais aos pacientes de modo a minimizar os possíveis inconvenientes de pré, trans e pós-operatórios dos pacientes.
Na ocasião, a equipe médica contou com os cirurgiões bucomaxilofaciais dra. Natasha Magro e dr. Álvaro Garbin. Também estavam participando o cirurgião plástico Renato Somensi, e o cirurgião norte-americano dr. Pedro F. Franco, da Universidade de Odontologia do Texas (Texas A & M College of Dentistry).
Esse foi o primeiro mutirão, organizado pelas docentes do curso de Odontologia da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), e profissionais do CEAPAC, dra. Natasha Magro Ernica e professora dra. Mariângela Baltazar, que contaram com apoio irrestrito da Unioeste e HUOP.
Fonte: Assessoria