Ciência e saúde

“Não há motivo para pânico”, diz prefeito de Rolândia sobre caso da variante Delta na cidade

10 jul 2021 às 12:36

A Secretaria de Saúde do Paraná e o Ministério da Saúde iniciaram uma investigação dos casos da variante delta no estado. Ao todo são sete casos confirmados, três divulgados nesta sexta-feira (09), sendo que um deles em Rolândia.

A investigação inicial será de análise de informações e dados, além de entrevistas e visitas a locais estratégicos por onde os contatos tenham circulado. Dos sete casos confirmados, os quatro primeiros foram detectados em Apucarana. Os mais recentes foram em Francisco Beltrão, Mandaguari e Rolândia.

O prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, afirmou que não há motivo para pânico, mas é preciso se cuidar. “Essa senhora já foi curada no dia 12 de junho. Não há motivo para pânico, mas nós temos que nós resguardar cada vez mais. Nós estaremos recebendo, em Rolândia, o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado, para avaliar e fazer um mapeamento do que está acontecendo”, afirmou o prefeito.

Além do trabalho de campo, o Laboratório Central do Estado vai continuar enviando quinzenalmente amostras para investigação e monitoramento das cepas circulantes no Paraná. A seleção é feita de forma aleatória e cumpre critérios técnicos e epidemiológicos. Desde o início da pandemia, o Paraná já registrou a circulação de 24 linhagens do vírus que provoca a Covid-19.