Ciência e saúde

Novembro Azul reforça cuidados com a saúde do homem em Londrina

05 nov 2021 às 18:52

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está participando da campanha Novembro Azul, mês internacionalmente dedicado às ações relacionadas à saúde do homem. A campanha é relativa ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro, e objetiva ampliar o debate relacionado à saúde do homem.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que o Novembro Azul é fundamental para a conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde. “Sabemos que os homens, em via de regra, buscam menos atendimento assistencial do que as mulheres, por isso a importância de campanhas como esta. Além disso, a prevenção ao câncer de próstata ainda é um assunto tabu entre os homens, e com isso muitos deixam de fazer a prevenção por desinformação, o que é muito prejudicial, já que diagnóstico precoce e um tratamento adequado eleva as chances de cura”, disse.

Por meio do Novembro Azul, durante todo o mês haverá orientações sobre a saúde do homem nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina, intensificação de avaliação de fatores de risco para o câncer de próstata e solicitação de exames quando indicado para cada caso, sempre em decisão compartilhada. Segundo a coordenadora de Saúde do Adulto da SMS, Juliana Marques, as unidades foram orientadas para identificar os fatores de risco e, havendo estes fatores, a estarem fazendo os exames para detecção e acompanhamento.

Ela informou que um dos fatores de risco é a idade, pois três quarto quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos e a mortalidade por esse câncer também aumenta com a idade. Outro fator é o histórico familiar, ou seja, história familiar de câncer de próstata, especialmente quando o caso ocorre antes dos 60 anos.

De acordo com a coordenadora, a orientação é que os homens a partir de 50 anos devem passar por uma avaliação individualizada, exposição de riscos e benefícios do rastreamento para câncer de próstata, e, então, em decisão compartilhada com sua equipe de saúde, realizar rastreio, hoje em dia realizado por meio de solicitação do exame de PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, e toque retal complementar se necessário.

Através da Campanha Novembro Azul, a orientação da SMS é que os homens que procurarem a UBS por demanda espontânea também sejam acolhidos e avaliados quanto a: situação vacinal;  prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs): aconselhamento, oferta de testagem rápida ou sorologia para HIV/ Sífilis/Hepatites B e C e fornecimento de preservativos; alimentação saudável e atividade física; sinais e sintomas de doenças crônicas; cuidados com a saúde mental; cessação do tabagismo, com oferta de tratamento através da abordagem individualizada; e paternidade responsável (pré-natal do parceiro).

Dados – Alguns dados presentes na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) mostram a importância do tema. No Brasil, os homens vivem cerca de sete anos menos que as mulheres: a expectativa de vida das mulheres é de 79 anos, enquanto a dos homens, 72. De todas as internações por lesões corporais, envenenamento e causas externas, mais de 75% são de homens. Entre 20-59 anos de idade, 68% das mortes acometem o público masculino e as taxas de suicídio também são maiores. A cada cinco pessoas que morrem entre 20-30 anos, quatro são homens.

As justificativas em relação a essas estatísticas envolvem, entre outras coisas, acidentes de trânsito e de trabalho, violência, uso de álcool e outras drogas, menor procura por serviços de saúde e baixos índices de atividade física regular e alimentação saudável.

Sobre as neoplasias que acometem o sexo masculino, as mais comuns, excetuando-se o câncer de pele não melanoma são: próstata, cólon e reto e, em terceiro lugar, aparelho respiratório. Desses, os que mais matam, são, respectivamente: aparelho respiratório, próstata e câncer de cólon e reto.