Ciência e saúde

Para diretora da 17ª Regional de Saúde, números da Covid-19 são reflexo do Dia dos Pais

05 set 2020 às 16:50

Na próxima segunda-feira (7) é celebrado o Dia da Independência do Brasil e consequentemente o feriado é prolongado emendando com o fim de semana. A data se tornou uma preocupação para autoridades de saúde da região, já que aglomerações podem culminar em novos casos de coronavírus. Os números já são preocupantes com 183 mortos em Londrina e 64% dos leitos de UTI ocupados. 

A diretora da 17ª Regional de Saúde, que atende Londrina e outros 20 municípios, Maria Lúcia Lopes, alerta que as pessoas devem manter as medidas de proteção contra a doença. "Não quero fazer uma fala alarmista, pessimista, que assuste as pessoas. Mas é importante ressaltar que na 17ª, onde temos uma população de quase 1 milhão de habitantes, temos neste momento todos os municípios com casos de coronavírus. Temos apenas três cidades pequenas que não tem óbitos. Infelizmente, estamos vivendo neste momento um período de surtos", afirmou. 

Maria explicou que nos últimos 30 dias o número de casos na região dobrou e a quantidade de óbitos foi 70% maior do que todo o período anterior da pandemia. Uma data que pode ter colaborado para piorar o cenário epidemiológico foi o Dia dos Pais, comemorado no dia 9 de agosto. "Temos um período de encubação do vírus de uma semana até 15 dias, depois começo ter reflexo importante. Gostaríamos que estivéssemos em declínio da curva, mas não é nossa realidade", alertou. 

"Provavelmente o que estamos vivendo agora seja um reflexo do Dia dos Pais" 

Para a diretora, o feriado prolongado pode apresentar aumento no número de casos, óbitos e internação, daqui duas semanas. Ela orienta que todos devem continuar utilizando máscaras, manter distanciamento de no minimo dois metros. "Um dos locais que tem tido maior fonte de contágio, tem sido domicilio", disse. Assista!