Ciência e saúde

Paraná amplia investimento em hospitais de Cambé, Rolândia e Ibiporã

31 ago 2021 às 20:18

O Governo do Estado do Paraná anunciou, nesta terça-feira (31) a liberação de R$55,4 milhões de reais para hospitais filantrópicos do norte do paraná, a Santa Casa de Cambé, o Cristo Rei de Ibiporã e o São Rafael de Rolândia. Os três estão sob intervenção por problemas financeiros e recebiam subvenção do estado. O novo contrato estabelece um convênio em que os hospitais recebem por serviços prestados ao Sus. A assinatura do governador Carlos Massa Ratinho Junior foi feita em cerimônia no Palácio Iguaçu. 

“Justamente, o desafio era descentralizar a saúde. A saúde do Paraná é historicamente muito boa, mas acabou ficando muito centralizada em dois, três polos do Estado. Isso acabava sobrecarregando os grandes polos e deixando distante das pessoas o atendimento da saúde”, disse o governador.

Com o aporte financeiro, que terá a duração de cinco anos, os hospitais poderão sair do período de intervenção e conquistar mais autonomia administrativa. A liberação dos recursos também é uma estratégia para descentralizar o atendimento e desafogar os hospitais nos grandes centros, como Curitiba, Cascavel e Londrina.

O secretário de Estado Saúde, Beto Preto, destacou que a rede filantrópica de hospitais é essencial para o atendimento ofertado aos paranaenses. “São mais serviços e mais atendimentos que vão se refletir na saúde da população. Um contrato perene que ajuda a aliviar a administração hospitalar”, ressaltou.