O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, anunciou na tarde desta segunda-feira (11) que, a partir de hoje, os pais e responsáveis de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos poderão optar pelas vacinas Pfizer ou Coronavac no início do esquema vacinal contra a Covid-19.
“Ainda há algumas restrições por parte dos pais, que tecnicamente não há nenhuma justificativa para isso, mas nós vamos respeitar essa decisão uma vez que neste momento, nós temos vacinas para isso”, afirmou.
A opção deve ser feita no momento do agendamento da primeira dose. Ou seja, a possibilidade de escolha é apenas para as crianças que ainda não começaram o ciclo de imunização.
Além disso, crianças de 5 anos e imunossuprimidos até 17 anos também só podem ser vacinados com a Pfizer, conforme a liberação dos imunizantes no País.
No último sábado (9), a procura pela vacina no mutirão para crianças e adolescentes na UBS do Cabo Frio ficou abaixo do esperado. De 500 vacinas disponíveis, apenas 300 doses foram aplicadas.
QUARTA DOSE
Machada também anunciou que está liberado o agendamento de mais uma dose de reforço para 42.247 idosos entre 60 e 79 anos. Este grupo recebeu a terceira dose há quatro meses. Outros 15 mil estarão a quarta dose do esquema vacinal liberada para agendamento até o final de abril.