Ciência e saúde

PL prevê linha exclusiva de ônibus para suspeitos de Covid-19 em Londrina

12 mai 2021 às 20:11

Um Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal de Londrina prevê a implantação de uma linha de ônibus exclusiva para pessoas com suspeita de Covid-19. A ideia é que o transporte saia de todos os terminais da cidade em destino à UPA do Jardim Sabará.

O autor da PL é o vereador Beto Cambará, que entende a proposta como uma medida de segurança para quem utiliza o transporte coletivo diariamente. “A intenção é para preservar outras pessoas que utilizem a linha convencional para a mesma região. O destino é a UPA do jardim Sabará porque é referência no tratamento da Covid. Então seria uma linha para quem tem a suspeita e os sintomas. E assim que comprovado a doença, a pessoa não vai mais poder utilizar os ônibus”, explica.

Segundo o vereador, uma das grandes demandas dentro do gabinete é em relação a aglomeração no transporte. “A ideia, além da agilidade para quem está com suspeita, é preservar a população sadia dos ônibus convencionais. É pensar em como não aumentar a disseminação do coronavírus”, diz.

Em relação aos motoristas dos ônibus, Cambará garante possibilidades de proteção. “Conversamos com as empresas em relação aos equipamentos de proteção individual. E assim que aprovado o PL, a gente vai sugerir que os motoristas entrem na fila de vacinação como prioridade”, afirma.

Sobre os custos do projeto, principalmente no valor da passagem para quem utilizará a linha exclusiva, o vereador explica que existe uma conversa com a CMTU para resolver a questão. “A ideia é a de que a gente possa remanejar as linhas mais ociosas para que não tenha custo para a população”, diz.

O PL ainda não entrou em votação na Câmara Municipal de Londrina.