Ciência e saúde

Plantão da vacina contra gripe atendeu 3.800 mil pessoas

17 jan 2022 às 15:16

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou na manhã desta segunda-feira (17), o balanço do plantão de vacinação contra a gripe, realizado domingo (16) no Centro de Imunização da Zona Norte (CCI Norte), que fica na Rua Luís Brugin, 570, esquina com a Avenida Saul Elkind. Ao todo, 4.800 pessoas agendaram horário para receber a vacina, porém apenas 3.800 compareceram.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) havia aberto 5.000 vagas para o agendamento durante o domingo. “Tínhamos capacidade para vacinar mais de 5.000 pessoas, inclusive aquelas que vieram sem o agendamento, nós não dispensamos. Nós fizemos o acolhimento e aplicação da vacina. Agora, durante a semana, voltamos com o atendimento normal, onde todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto as exclusivas para atendimentos de síndromes respiratórias, fazem a vacina da gripe com horário agendado”, explicou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

No momento, toda a população com mais de 6 meses de idade, que não recebeu a vacina da gripe em 2021, está apta a se imunizar. A vacinação contra a gripe acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) normalmente através de agendamento exclusivo por telefone. A lista completo com os endereços e os telefones de contato das unidades de saúde estão disponíveis no site da Prefeitura de Londrina (clique aqui). As únicas UBS que não estão aplicando a vacina contra a gripe são referência para pacientes com sintomas respiratórios: as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Chefe Newton, do Guanabara e da Vila Casoni.

O objetivo da ação é chamar a atenção das pessoas que não tomaram a vacina contra a gripe e utilizar as doses remanescentes da Campanha Nacional do ano passado, visto que ela atingiu pouco mais de 70% dos grupos prioritários.

A recomendação da Secretaria de Saúde é que a população tome a vacina, mesmo que ela ainda não contenha a cepa Darwin do subtipo H3N2, que está apresentando casos mais graves de gripe no Brasil e no mundo. O imunizante ajuda a prevenir o agravamento dos demais tipos de gripe que circulam no ar, como a H1N1 e a B/Victoria. O período de intervalo entre uma vacina da gripe e outra é de 30 dias. Nesse período, ainda não terá sido lançada a nova vacina fabricada pelo Instituto Butantan. A previsão é que ela chegue nos municípios só em abril. “Ainda dá tempo para a pessoa tomar a vacina da gripe nesse começo de ano e, depois, receber a vacina do calendário 2022, que virá com a cepa que protege contra a H3N2”, lembrou Machado.

No momento, não há mais intervalo mínimo para a aplicação da vacina da Covid-19 e da gripe nos adultos. Apenas nas crianças deve-se observar o prazo de 15 dias entre uma e outra aplicação.