Ciência e saúde

Prédio da 17ª regional de Saúde é fechado por surto de Covid-19

18 dez 2020 às 08:37

O prédio onde fica a 17ª Regional de Saúde, em Londrina, foi fechado após um surto de Covid-19. O local vai ficar interditado por 14 dias, após o aumento de casos de coronavírus entre os servidores.

Até o momento 8 testaram positivo e pelo menos 3 trabalham no prédio que fica na região central. Isso já caracteriza surto.

Os atendimentos foram suspenso e nem servidores podem entrar. Até esta quinta-feira (17), segundo a direção, foram realizados 51 novos testes. Os resultados são esperados para esta sexta-feira (18).  “Apenas a partir desses resultados que vamos avaliar se o local será liberado. Quem está positivo vai para o isolamento domiciliar e vamos fazer o rastreio dos contatos próximos. Se vierem negativo, a gente libera o prédio”, explica a assessora da diretoria, Fabrícia Martins Januário.

Além do surto no próprio prédio, a 17ª Regional de Saúde monitora ainda outros 11 surtos de coronavírus na região. Desses, 1 é em Sertanópolis, 1 em Centenário do Sul e 9 em Londrina.

“Há ambientes que são propicio para a contaminação. Não tem o distanciamento social de 1m, ambientes não são tão arejados”, acrescenta.

Mais preocupante é na PEL 2
Segundo a assessora da diretoria, apenas na Unidade 2 da Penitenciária Estadual de Londrina, 57 pessoas testaram positivo para Covid-19. Entre os doentes estão presos e servidores. A testagem começou no dia 12.

“É o local que amais nos preocupa pelo número de quantidade de positivos”, finaliza.

(Com Luciane Miyazaki)