Ciência e saúde

Prefeito garante projeto e médicos em novas unidades de saúde anunciadas

02 jun 2022 às 13:34

O prefeito Marcelo Belinati detalhou nesta quinta-feira (2) o projeto de construção de três unidades de Pronto Atendimento em Londrina, anunciado esta semana em conjunto com o governador Ratinho Junior. Belinati contou que já estão definidos os terrenos onde as novas unidades serão construídas e ainda garantiu que não haverá falta de profissionais para atuarem nos locais.

"Eu acredito que após os trâmites burocráticos as obras começam até o final do ano ou começo do ano que vem. A ideia é justamente essa, que a gente descentralize, contrate os profissionais e desafogue as unidades existentes. Não faltam médicos, o que ocorre é que muitos locais eventualmente não tem o profissional e isso acaba sobrecarregando algumas unidades", disse o prefeito.

Segundo Belinati, as novas unidades de saúde não serão propriamente UPAs, já que esse tipo de unidade é construída com recursos do Governo Federal. Como o município vai contar com recursos do Governo Estadual, serão unidades 24h semelhantes ao PA do Leonor, na zona oeste. A previsão é que elas sejam construídas nas regiões norte, sul e leste.

Cada obra terá investimento aproximado de R$3 milhões e deve levar cerca de nove meses para ser finalizada, de acordo com o prefeito. Caberá ao município a manutenção dos locais.