Ciência e saúde

Prefeito orienta população a procurar UBSs para desafogar UPA Sabará

06 jan 2021 às 13:39

Depois que a Tarobá mostrou a superlotação na UPA Sabará - referência para casos de Covid-19 em Londrina - o prefeito Marcelo Belinati (PP) fez um apelo à população durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta terça-feira (5). 

A população tem outras opções de serviços em todas as regiões da cidades. A equipe da Tarobá percorreu nesta quarta-feira (6) algumas dessas unidades, e parte dos pacientes reclamou que não estão conseguindo atendimento.

Na UPA Sabará, o movimento era um pouco menor na manhã desta quarta. Na terça, vários pacientes aguardavam atendimento. Faltava até cadeira. Tinha gente esperando sentada no chão. 

Segundo dados da secretaria de Saúde, desde o último dia 30, a média diária era de 441 atendimentos. Em setembro, era de 340. Com isso, em alguns momentos, a espera estaria chegando a 10 horas.

Belinati afirmou que o problema não é a falta de médicos. A escala estaria sendo mantida com seis profissionais. No entanto, a procura é que estaria alta demais.

Ainda durante a live, o prefeito pediu que, caso haja suspeita de Covid-19, a população procure antes uma das seis unidades de referência para problemas respiratórios. São elas as UBSs Guanabara, Ouro Branco, Bandeirantes, Chefe Newton, Maria Cecília e Vila Ricardo, que funcionam das 7h às 19h.

Na unidade do Maria Cecília, zona norte, funcionários contaram que a procura também aumentou e que tinha sido ainda maior no início da semana.