Ciência e saúde

Prefeitos da Amepar levam reivindicação sobre hospitais terciários de Londrina e região à Sesa

07 nov 2022 às 17:16

Nesta segunda-feira (7), prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) participaram de uma reunião junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Curitiba. O encontro debateu questões voltadas à saúde pública, entre elas a situação de superlotação dos hospitais terciários de Londrina e região. 


Trata-se de pauta levantada em encontros anteriores, por intermédio da 24ª Promotoria de Justiça de Londrina, nos dias 21 e 27 do mês passado. Conforme o MP, os atendimentos da saúde pública encontram-se supercomprometidos, tendo em vista que as demandas excedem a capacidade instalada nos serviços, desfavorecendo as unidades terciárias – que são as que atendem casos mais complexos, e que têm atualmente recebido demandas de hospitais secundários – responsáveis por casos menos complexos.


Outras pautas, como maior financiamento de recursos por meio do governo federal, instalação da maternidade no Hospital Universitário (HU), investimentos na capacitação e contratação de profissionais também foram abordadas. Conforme o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, uma comissão foi montada para levar as reivindicações até a Sesa. “Tivemos um resultado positivo com a nossa vinda a Curitiba. O secretário Beto Preto nos deu esperança de alguns projetos que tendem a contribuir com os hospitais, entre eles o Evangélico e Santa Casa de Londrina, que são cruciais nos atendimentos de inúmeros pacientes de toda a região”, salientou.


Agora, a SESA trabalha em um projeto que prevê um repasse para cobrir o que está sendo pedido de valor a mais pelo Hospital Evangélico e pela Santa Casa, pedido reforçado por Tiago Amaral. A solicitação é de R$ 300 mil para o Hospital Evangélico e R$ 250 mil, a mais por mês, pelo período de seis meses. Uma nova agenda será marcada junto aos representantes dos hospitais terciários para repassar o que foi alinhado junto ao governo do Estado. O encontro deve acontecer na Sede da Amepar, em Londrina, nas próximas semanas.