Ciência e saúde

Prefeitura cancela Carnaval presencial para evitar agravamento da pandemia

02 fev 2021 às 13:24

Com as taxas de ocupação de leitos passando dos 80%, o Carnaval este ano também foi cancelado em Londrina. Mas a secretaria de Cultura encontrou uma forma de resgatar a história da festa e ao mesmo tempo disponibilizar oficinas de dança on-line, para não deixar a data passar em branco.

Apresentação de escolas de samba, bailinho dos palhaços do Plantão Sorriso, grupos de marchinhas e o carnaval dos blocos arrastando multidões. Em 2021, nada disso vai acontecer.

Com a pandemia em andamento, o município nem lançou os editais do Promic, de incentivo à cultura. Dessa vez, a comemoração vai ter que ficar apenas no mundo virtual.

O edital deve ser lançado durante o Carnaval, com previsão de tudo estar acessível no fim do primeiro semestre.  Ao mesmo tempo, a secretaria de Cultura já se prepara para um grande Carnaval em 2022.

O Carnaval tradicionalmente é uma festa de juntar gente, de aglomeração. Por isso, assim como Londrina, muitas cidades estão cancelando ou adiando as comemorações. No entanto, as autoridades de saúde estão preocupadas com as viagens que quebram o isolamento social e, principalmente, com as festas clandestinas.

O momento ainda é preocupante. No último dia 27 foram confirmados 615 casos. No dia primeiro, 217. A taxa de ocupação na enfermaria covid estava em 81% na segunda. Na UTI exclusiva, 85%. O principal medo é de um colapso na saúde.