Ciência e saúde

Prefeitura de Apucarana suspende trabalho voluntário na vacinação contra Covid

17 mai 2021 às 07:45

Após uma falsa enfermeira ser presa neste fim de semana com doses furtadas da vacina contra Covid-19, a prefeitura de Apucarana suspendeu o trabalho voluntário na imunização na cidade. A suspeita que não tinha formação para a área da saúde atuava como voluntária na Campanha de Vacinação.

Segundo o Secretário de Saúde Apucarana, Roberto Kaneta, foi publicado um decreto proibindo a atividade. “Suspendemos mesmo com muitas solicitações para ajudar na cidade. O coordenador da divisão de epidemiologia também foi afastado e abrimos uma sindicância para apurar o caso”.

Na casa da mulher foram encontrados um frascos das vacinas CoronaVac e Astrazeneca.

LEIA MAIS
Falsa enfermeira de Apucarana atuava dentro do 'Lagoão'

As investigações continuam, pois segundo o Ministério Público, há a suspeita de que outros servidores públicos possam estar envolvidos no caso. Eles também podem ter sido beneficiados com a aplicação das doses desviadas.

“A suposta voluntária apontou que em nenhum momento teria aplicado outra substância que não a vacina”, disse Kaneta.

A mulher foi presa após pedido do MP, e pode responder pelo crime de peculato. Ela também pode ser indiciada por falsidade ideológica e infração de medida sanitária.

As doses furtadas da prefeitura eram oferecidas a pessoas por um aplicativo de mensagem. Elas não faziam parte dos grupos prioritários de vacinação. Até o momento, os vacinados não apresentaram reações adversas.